quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vale do Loire - 2º dia: Amboise, Blois e Chambord (Parte 3)

O ponto do ônibus fica em frente ao Château de Chambord. Como já estava mais do que na hora do almoço paramos em uma lanchonete em frente ao mesmo para comermos alguma coisa. Não encontramos restaurantes.

O Chambord, patrimônio mundial da Unesco, é um dos mais belos castelos da região. Foi idealizado como um retiro de caça por ordens de Francisco I, que viveu apenas 72 dias nesse castelo e não chegou a ver sua obra terminada.

Exterior do Castelo de Chambord

Exterior do Chambord
Talvez uma das coisas mais conhecidas sobre esse castelo seja a escadaria dupla que fica no centro do torreão. Trata-se do entrelaçamento de duas escadas de caracol e, com isso, duas pessoas que utilizem, cada uma, uma das escadas, poderão  se ver através de aberturas, mas nunca se encontrarão no caminho. Há indícios de que Leonardo da Vinci tenha sido um dos inspiradores desse projeto.

Escada entrelaçada de Chambord

Foto tirada no primeiro nível da escadaria de Chambord
O interior do castelo está muito bem preservado. No térreo existe, ainda, uma sala com carruagens que nunca foram utilizadas, sendo que os arreios são Hermès.

Interior do Castelo de Chambord

Interior do Castelo de Chambord

Interior do Castelo de Chambord
Dos terraços do castelo você terá um magnifico panorama sobre a propriedade de Chambord, além da possibilidade de ver de perto os telhados que são uma mistura de gótico com a renascença. Espetacular!!!

Terraço de Chambord

Telhados do Chambord

Vista do terraço para a propriedade nacional do Chambord

Chambord
A propriedade inteira de Chambord é do tamanho de Paris intra-muros. Possui 5440 hectares e é, atualmente, o maior parque florestal fechado da Europa. É possível ver javalis pelos 800 hectares acessíveis ao público. Felizmente não vimos nenhum mas ouvimos uns barulhos bem esquisitos.

Após a visita tivemos que esperar o ônibus para retornarmos à Blois. Estava muito frio por lá e tivemos que beber um chocolate quente para nos aquecermos. Ao chegarmos em Blois pegamos o trem de volta para Tours.

Ao chegarmos à cidade de Tours compramos alguma coisa para comermos e fomos para o hotel.


Custos do dia p/ pessoa em euros:
Café da manhã - 4,00
Passagem de ônibus Tours - Amboise - 1,80
Clos Lucé - 13,50
Chateau d´Amboise - 10,20
Passagem de trem Amboise - Blois - 6,60
Passagem de ônibus Blois-Chambord - 2,00
Almoço lanchonete em Chambord - 6,05
Château de Chambord -  9,50
Passagem de ônibus Chambord - Blois - 2,00
Passagem de trem Blois - Tours - 10,20
Jantar - 7 euros

TOTAL - 72,85

Nenhum comentário:

Postar um comentário