sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Compra das passagens de trem para Tours (França)


Eu amo aprender novas línguas, e acredito que um curso de inglês, francês, alemão (... e muitas outras!!!) é sempre um bom investimento. 

Eu acabei o segundo período do meu curso de francês no final do ano passado e acho que já valeu a pena. O pouquinho que eu sei foi muito útil na compra da minha passagem de trem de Paris para Tours, uma vez que comprando no site da companhia francesa de trens, a SNCF, em francês podemos usufruir de tarifas promocionais. Isso eu descobri através desse artigo no blog Viaje na Viagem, o qual traz várias outras dicas importantes. Vale a pena conferir!

Vou mostrar abaixo, então, o passo-a-passo para a compra dos bilhetes:

1º) Acesse o site da SNCF Voyages;

2º) No canto esquerdo da tela você verá uma caixa, como a que se encontra abaixo:


No campo Départ você colocará a cidade de onde você partirá, no meu caso Paris (Toutes Gares Intramuros); Já no campo Arrivée, o local pra onde você deseja ir, eu coloquei Tours Centre. Em Aller le você coloca a data e o horário aproximado do embarque de ida e no Retour le a data e o horário da volta (Caso deseje uma viajem com ida e volta!). Se você marcar a caixinha de Trajets directs só aparecerão opções sem baldeação. Marque também se deseja ir de primeira ou segunda classe nos botões 1e classe e 2e classe. Logo abaixo, em Nombre de passagers, você deve colocar a faixa etária dos viajantes e os demais campos você provavelmente deixará em branco, pois dizem respeito à progrmas de fidelidades e descontos. Clique, então, em Réservez para iniciar a reserva.

3º) Aparecerá a seguinte página:


Primeiramente aparecerão os horários da viagem de ida. Você pode clicar em Trains précédents para ver os horários que existem um pouco mais cedo. Mas preste atenção! Como horário anterior pode aparecer os últimos trens do dia anterior. O mesmo vale para Trains suivents, onde se procura por horários posteriores.

Quando você decidir o horário que deseja clique no mesmo e a página rolará até a parte onde há o detalhamento deste trem e as várias tarifas para o mesmo. A tarifa mais barata, normalmente, não permite troca e reembolso, mas custa MUITO menos. Isso funciona mais ou menos como as tarifas de avião. Depois de se decidir clique no botão ao lado da tarifa e depois, logo abaixo, em Validez cet aller, para escolher essa passagem de ida.

Ah! Em alguns tipos de trens aparecerá o botão de Choisir ma place, o qual deve ser clicado antes do Validez cet aller, que fica ao seu lado. Nos trens em que não aparece esse botão não há a opção de se marcar um lugar e pode-se, inclusive, viajar em pé. Para maiores informações visite o blog Viaje na Viagem. Eu também postarei mais informações durante a minha experiência na França. Bom, continuando... Aparecerá o seguinte em sua tela:

Se marcar o indifférent significa que para vocâ tanto faz o lugar; Se marcar o segundo você pode escolher sentar ao lado de alguém que já tenha um bilhete, bastando, para isso, que você coloque o carro e o número do assento dessa pessoa; Marcando o terceiro você sentará em um lugar na janela; Marcando o quarto você sentará em um lugar no corredor; O último será um lado à lado. Você pode marcar também a caixinha logo abaixo, que significa que você deseja viajar na mema direção que o trem e não de costas. 

Não posso exemplificar MUITO bem como são esses assentos por não ter tanta experiência. E ainda existem outras opções para outros tipos de trem. No Conexão Paris você pode encontrar informações sobre uma outra opção que seria a Famille. Neste blog há muita informação boa sobre a cidade-luz!!!

4º) Aparecerá, então, uma página igual, mas agora com os detalhes da volta. Utilize o mesmo procedimento do item 3. E ao final clique em Choisissez ce retour, para escolher a sua passgem de retorno.

Ah! Vale lembrar que o preço que aparece é o preço total por trecho. Ou seja: se estiver comprando bilhetes para 3 pessoas o valor refere-se ao total das 3 passagens.

5º) Você verá a tela com o preço total da viagem e os detalhes. Abaixo, aparecerão dois tipos de seguro para escolher. O primeiro deles diz respeito ao reembolso da passagem e o segundo indenização por perda de bagagem ou atraso do trem. Ai você decide! Se quiser o seguro clica no botão de cima. Se não quiser clica no botão de baixo. Feito isso, estando tudo OK, clique em Validez votre réservation para finalizar a compra.


6º) Você será redirecionado para uma página onde, primeiramente, deve-se escolher a forma de retirada dos bilhetes. Com relação à esse item eu mandei um questionamento para o site da SNCF e pelo que eles disseram somente é possível se comprar com um cartão de crédito emitido no Brasil se a forma de retirada for uma dessas: Billet Imprimé, onde você imprime em casa o seu bilhete. Nesse caso não é preciso validar o bilhete nas máquinas amarelas antes de entrar no trem como nos demais. Outra opção é a das Gare ou Boutique, onde se pode retirar o bilhete em uma estação ou loja da SNCF. Eu pretendo retirar o meu na loja de La Défense.


Logo abaixo você deverá preencher mais algumas informações. No campo Nom você colocará o seu sobrenome e no campo Prénom você colocará o seu primeiro nome. Mais adiante, em Civilité, você deverá escolher Monsieur para homens, Mademoiselle ou Madame para mulheres. Novamente o seu sobrenome e nome e em um campo ao lado com 3 quadradinhos a sua a data de nascimento, caso seja pedido. Colocará, também, o seu e-mail e, abaixo, a confirmação do mesmo. Marque a caixa do item 4 para dizer que concorda com as regras do site e depois clique em Continuez Votre Commande.



7º) Você será redirecionado à mais uma página onde deverá colocar os dados do seu cartão de crédito e, então, clicar em Validez Votre Paiement, para validar o pagamento. Você será direcionado para uma outra página onde poderá imprimir seus bilhetes, caso tenha escolhido essa opção. De qualquer forma você receberá uma mensagem da SNCF em seu e-mail com os dados de sua compra. Caso vá buscar os bilhetes em uma loja SNCF você deve levar esse e-mail impresso e o cartão de crédito utilizado para a compra.


Ainda falando de trens na França, não deixem de ler o blog da Anna, ela explica bastante coisa importante para quem está utilizando esse meio de transporte lá pela primeira vez!


Depois que eu utilizar as passagens que comprei pelo site contarei aqui se tudo deu certo!!! Espero que sim!!!






Um comentário:

  1. Estaremos viajando em família no mês de abril para Europa. Puxa vocês não fazem idéia do quanto nos ajudaram. Adoramos o site e os visitaremos após a viagem de vcs, claro, para saber mais dicas. Obrigada Lola e charle

    ResponderExcluir